OVELHAS MEIO SANGUE | Texel
Os ovinos Texel foram introduzidos no país na década de 1970, importada da ilha Texel, na Holanda. A raça de ovinos Texel ocupa hoje posição de destaque no Hanking das raças de ovinos criadas nos Estados brasileiros.

Devido as suas aptidões para a produção de carne e lã, precocidade sexual, fertilidade, rusticidade e carcaça melhorada, a raça de ovinos Texel é usada em diversos tipos de cruzamentos, no intuito de produzir maior quantidade e qualidade de carne nobre. Em resumo, com os inúmeros cruzamentos industriais, procurou-se chegar a um resultado que apresentasse harmonia e equilíbrio entre a riqueza da carne magra que o mundo quer, e, a produção de lã de finura e qualidade superiores. Outra característica não menos importante e que não pode deixar de ser evidenciada sobre a raça Texel é o fato de esses ovinos conseguirem se adaptar, com facilidade, aos vários tipos de solo, climas e pastagens, podendo inclusive ser explorada juntamente com a criação de bovinos.
Características
O texel possui tamanho médio, com tendências para grande. Sua massa muscular é forte, de formato arredondado, evidenciando todo seu vigor e vivacidade. Curiosidade sobre a raça é o fato de a cabeça ser desprovida de lã, sendo coberta apenas por pelos brancos, sem brilho e curtos.
Seus olhos são vivos e bem afastados um do outro; suas orelhas são grandes e livres de lã; seus lábios e mucosas devem apresentar coloração escura. Os caprinos Texel são mochos em ambos os sexos e apresentam um pescoço curto e musculoso. Quanto ao corpo, eles apresentam uma estrutura não muito comprida, na qual o dorso, lombo e garupa são largos e nivelados.
Os cascos são bem conformados, pretos e resistentes à umidade. A cauda é bem revestida de lã, devendo ser larga e de comprimento que não ultrapasse o jarrete.
Aptidões
Sua lã (branca), de excelente qualidade, fibra forte e de grande aceitação pelo mercado produtor de fios possui, possui fibras com diâmetro médio variando de 27 a 30 micrômetros, e comprimento de aproximadamente 15 cm. Com relação à quantidade, fêmeas produzem, em média, 3 kg e os machos 5 kg de lã. No que diz respeito à produção de carne, afirma-se ser ela da melhor qualidade, apresentando baixo teor calórico, grande maciêz e suculência, principalmente quando cordeiros.
Veja também outros animais da nossa criação!

Gado
O Haras e Fazenda Barg possui
em seu plantel de leite
e corte, as raças Guzerá/Zebu,
o Sindi – ou Sindi Vermelho –
e Angus. Clique sobre cada um para saber mais!
